Em
alguns artigos que li sobre avaliações externas existem algumas críticas em
relação a essas avaliações. Alguns sistemas de ensino pressionam os alunos
através de tantos exercícios com descritores através de uma aprendizagem de
forma mecanizada onde os alunos não enxergam um sentido para tanto exercícios e
avaliações. Já postei aqui no blog os objetivos da resolução de problemas. Não
quero me posicionar sendo a favor ou contraditório a isso. Talvez não possua ainda
argumentos próprios suficientes para defender o que penso. Minha intenção é
apenas fazer com que o aluno sinta o prazer de resolver um problema, que
perceba a importância da matemática para si, que seja livre no seu pensar, que
observe a matemática de forma natural. Adiante coloco as habilidades dos
descritores contextualizadas com outras disciplinas de forma a ser exploradas
seguindo os objetivos da resolução de problemas proposto por Dante.
No
descritor 1, além do professor de matemática, dois professores são de grande
ajuda para que as habilidades desse descritor seja desenvolvida, professor de
geografia para
localização de mapas e o professor de Educação Física:
Entre
as habilidades da Educação Física estão:
- Realização de atividades da cultura popular de caráter recreativo e lúdico, estimulando as capacidades psicomotoras.
- Conhecer as principais regras, espaços físicos adequados para a prática do desporto, atividades físicas e lazer.
Possuindo
entre os conteúdos:
Jogos e recreações, Handebol, Futsal, Futebol e Voleibol.
Jogos e Recreações
- Recreativos;
-Pré-desportivos;
-Criativos
Lógico que para que isso seja feito o professor de
Educação Física deve conhecer o descritor 1 da matriz de referência que se
refere ao bloco Espaço e forma:
D1 - Identificar
a localização e movimentação de objeto em mapas, croquis e outras
representações gráficas.
Material que poderá ser utilizados:
·
Mapas variados
·
Plantas de
casas, etc.
·
Damas
·
Xadrez
EXEMPLOS DE ATIVIDADES A SEREM EXPLORADAS DENTRO DA SALA.
Obs.: as questões auxiliam a ter uma idéia do trabalho que
será realizado dentro da sala de aula. Não significa dizer que somente as questões
serão exploradas.
Exemplo:
Num
tabuleiro de xadrez, jogamos com várias peças que se movimentam de maneiras
diferentes. O cavalo se move para qualquer casa que possa alcançar com
movimento na forma de “L”, de três casas. Na figura abaixo, os pontos marcados
representam as casas que o cavalo pode alcançar, estando na casa d4.
Dentre as
casas que o cavalo poderá alcançar, partindo da casa f5 e fazendo uma única
jogada, estão:
(A) g3 ou d6
(B) h5 ou f3
(C) h7 ou d7
(D) d3 ou d7
Nessa questão o professor poderá levar para sala de aula um
jogo Xadrez para que seja explorado de maneira diversificado o Descritor 1
através do jogo variando até mesmo somente a pergunta.
Assim o professor estará
conseguindo alcançar os objetivos da resolução de problemas. Veja a postagem objetivos da resolução de problemas.
Outros exemplos de
exercícios a serem explorados:
Nenhum comentário:
Postar um comentário