Explorando o Descritor 1 de matemática de 5º ao 9º



Em alguns artigos que li sobre avaliações externas existem algumas críticas em relação a essas avaliações. Alguns sistemas de ensino pressionam os alunos através de tantos exercícios com descritores através de uma aprendizagem de forma mecanizada onde os alunos não enxergam um sentido para tanto exercícios e avaliações. Já postei aqui no blog os objetivos da resolução de problemas. Não quero me posicionar sendo a favor ou contraditório a isso. Talvez não possua ainda argumentos próprios suficientes para defender o que penso. Minha intenção é apenas fazer com que o aluno sinta o prazer de resolver um problema, que perceba a importância da matemática para si, que seja livre no seu pensar, que observe a matemática de forma natural. Adiante coloco as habilidades dos descritores contextualizadas com outras disciplinas de forma a ser exploradas seguindo os objetivos da resolução de problemas proposto por Dante.


No descritor 1, além do professor de matemática, dois professores são de grande ajuda para que as habilidades desse descritor seja desenvolvida, professor de geografia para
localização de mapas e o professor de Educação Física:

Entre as habilidades da Educação Física estão:

  • Realização de atividades da cultura popular de caráter recreativo e lúdico, estimulando as capacidades psicomotoras.

  • Conhecer as principais regras, espaços físicos adequados para a prática do desporto, atividades físicas e lazer.

Possuindo entre os conteúdos:

Jogos e recreações, Handebol, Futsal, Futebol e Voleibol. Jogos e Recreações
- Recreativos;
-Pré-desportivos;
-Criativos

Por isso uma boa sugestão é colocar as atividades do descritor 1 de matemática da matriz de referência de avaliação nas aulas de Educação Física auxiliando assim o professor de matemática.

Lógico que para que isso seja feito o professor de Educação Física deve conhecer o descritor 1 da matriz de referência que se refere ao bloco Espaço e forma:

D1 - Identificar a localização e movimentação de objeto em mapas, croquis e outras representações gráficas.

Material que poderá ser utilizados:

·         Mapas variados
·         Plantas de casas, etc.
·         Damas
·         Xadrez

EXEMPLOS DE ATIVIDADES A SEREM EXPLORADAS DENTRO DA SALA.

Obs.: as questões auxiliam a ter uma idéia do trabalho que será realizado dentro da sala de aula. Não significa dizer que somente as questões serão exploradas.

Exemplo:

Num tabuleiro de xadrez, jogamos com várias peças que se movimentam de maneiras diferentes. O cavalo se move para qualquer casa que possa alcançar com movimento na forma de “L”, de três casas. Na figura abaixo, os pontos marcados representam as casas que o cavalo pode alcançar, estando na casa d4.
 

Dentre as casas que o cavalo poderá alcançar, partindo da casa f5 e fazendo uma única jogada, estão:
(A) g3 ou d6
(B) h5 ou f3
(C) h7 ou d7
(D) d3 ou d7

Nessa questão o professor poderá levar para sala de aula um jogo Xadrez para que seja explorado de maneira diversificado o Descritor 1 através do jogo variando até mesmo somente a pergunta.

Assim o professor estará conseguindo alcançar os objetivos da resolução de problemas. Veja  a postagem objetivos da resolução de problemas.


Outros exemplos de exercícios a serem explorados:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ARQUIVOS